
Pedro Esteves, Autor, Formador e Consultor em Inteligência Artificial.
Como posso analisar a concorrência do meu restaurante com Inteligência Artificial?
Os comentários feitos pelos clientes sobre a concorrência, podem também ser usados para diferenciares o teu restaurante
O setor da restauração é altamente competitivo e dinâmico. A cada ano, novos restaurantes surgem enquanto outros encerram atividades, tornando o sucesso empresarial um verdadeiro desafio. Para minimizar os riscos e aumentar as chances de êxito, é essencial que empresários e investidores tomem decisões informadas sobre a localização dos seus estabelecimentos e o posicionamento estratégico perante a concorrência.
O objetivo principal desta solução é permitir que o dono de um restaurante, ou uma rede de restaurantes, possa estar atento à sua concorrência e identificar oportunidades de melhoria ou expansão e vantagens competitivas.
O problema: como entender e superar a concorrência?
Para um restaurante já estabelecido, conhecer a concorrência significa mais do que apenas saber quantos restaurantes existem na área. É fundamental entender:
Quais são os pontos fortes e fracos dos concorrentes da área?
Que tipo de feedback os clientes estão a deixar sobre os outros estabelecimentos?
Como é que a experiência do cliente pode ser melhorada para um restaurante se destacar no mercado?
Quais são as preferências dos consumidores na zona?
Com este conhecimento, o dono de um restaurante pode identificar oportunidades de melhoria, adaptar-se às preferências dos clientes e oferecer um serviço diferenciado que o destaque da concorrência.
Os dados disponíveis e como obtê-los
Atualmente, há uma enorme quantidade de dados disponíveis sobre a concorrência, espalhados por diferentes plataformas digitais. No entanto, analisar esses comentários e perfis individualmente requer muito tempo e paciência, pois é necessário filtrar informações úteis e identificar padrões que possam ser relevantes para a estratégia do restaurante. Para um gestor ocupado, este processo pode ser desafiante e pouco prático sem o auxílio de ferramentas adequadas.
Em Portugal, as principais plataformas onde se pode encontrar avaliações e informações sobre a concorrência incluem:
Google Business Profile;
DIG-IN (ex-Zomato);
Facebook;
TripAdvisor;
The Fork.
Analisar estes dados regularmente permite criar um panorama detalhado do mercado e identificar melhorias que podem ser implementadas no próprio restaurante.
A solução: um mapa interativo para apoiar decisões

A inovação mais relevante desta abordagem é a criação de um mapa interativo, uma fonte de informação que, ao ser atualizada de 6 em 6 meses, por exemplo, permite que o dono do restaurante acompanhe a concorrência de forma estruturada e planeie estratégias de diferenciação e crescimento com base em dados concretos.

Este mapa oferece várias funcionalidades:
Monitorizar a concorrência e identificar padrões de crescimento e declínio ao longo do tempo;
Comparar diferentes estabelecimentos para perceber o que está a funcionar melhor para atrair clientes;
Visualizar avaliações e tendências por região para ajustar ofertas e campanhas promocionais;
Facilidade na tomada de decisão ao apresentar os dados de forma intuitiva e acessível.
Ao invés de depender apenas da intuição ou de estudos manuais demorados, os empresários podem recorrer a uma ferramenta baseada em IA que lhes fornece informações detalhadas e atualizadas sobre o mercado.
Conclusão e próximos passos
A utilização da inteligência artificial no setor da restauração permite reduzir riscos, identificar oportunidades e otimizar a tomada de decisão. Através da recolha e análise de dados sobre concorrentes e clientes, os empresários podem compreender melhor o mercado e definir estratégias mais eficazes. O uso de mapas interativos com IA surge como uma solução inovadora para apoiar um restaurante já existente na adaptação ao mercado e no aumento da sua competitividade.
Num setor onde os consumidores têm acesso a uma grande variedade de opções, destacar-se exige inovação e atenção contínua às tendências. No entanto, se pensarmos bem, a mesma informação que faz com que um cliente decida se vai ou não a um restaurante, é a mesma informação que pode dar ao dono de um restaurante concorrente, ideias sobre como melhorar o seu serviço e produto.
Se és dono de um restaurante e queres saber mais sobre como podes utilizar a inteligência artificial para estudar a concorrência e melhorar o seu posicionamento no mercado, entra em contacto comigo através do LinkedIn ou email: pedro.a.s.esteves@gmail.com .
Experimenta também a o protótipo da solução neste LINK
Por Pedro Esteves
Autor, Formador e Consultor em Inteligência Artificial.