
Ana Coelho, Content Marketing Manager, Especializada na aplicação de Inteligência Artificial em estratégias de Employer Branding
Será a Inteligência Artificial capaz de humanizar a comunicação no Employer Branding?
A importância da comunicação humanizada no Employer Branding
Num mercado cada vez mais sedento de talento, a capacidade que uma empresa tem de se destacar já não depende apenas das condições de trabalho que oferece. A forma como comunica passou, também, a ser um fator distintivo.
Por isso, é cada vez mais importante comunicar de forma autêntica e empática. Ao fazê-lo, está a:
- Criar confiança e fortalecer a ligação emocional com candidatos e colaboradores;
- Alinhar expectativas e reforçar os valores da marca empregadora;
- Melhorar a experiência, com interações mais impactantes.
Mas como atingir esse nível de personalização em grande escala sem contar com uma enorme equipa, dedicada a esta tarefa? É aqui que entra a Inteligência Artificial.

Personalização em grande escala
Com a IA, as empresas conseguem criar interações adaptadas às necessidades específicas de cada pessoa, seja um candidato ou um colaborador. Isto permite que cada mensagem, resposta ou conteúdo reflita os interesses e o contexto do destinatário, para criar uma sensação de proximidade e de maior valorização.
Automação com empatia
Automação não significa perder a empatia. As ferramentas de IA permitem agilizar processos e dar respostas rápidas, mas usando uma abordagem que mantém a autenticidade e o respeito pelo indivíduo.
Esta combinação de eficiência e toque humano é essencial para construir confiança e melhorar a experiência de comunicação.
Conteúdos emocionais
A IA permite criar conteúdos alinhados com o público. Desde mensagens que celebram momentos importantes até comunicações que refletem os valores da empresa, estas ferramentas promovem uma conexão autêntica e reforçam o vínculo entre a marca empregadora e as pessoas.
Benefícios práticos de utilizar Inteligência Artificial numa estratégia de Employer Branding:
Candidatos
No caso dos candidatos, a IA traz vantagens no que toca a conhecer a empresa (com uma simplificação que o contacto direto não iria permitir) e na experiência de contacto para uma possível candidatura.
Imagine um candidato que, ao aceder ao website de uma empresa, é direcionado para um assistente virtual que responde às suas dúvidas e o guia durante todo o processo de candidatura. Colocar as questões sobre o funcionamento da empresa a uma máquina torna o processo mais fácil e coloca o candidato à vontade, sem estar condicionado com possíveis juízos de valor.
Depois, esse mesmo candidato pode enviar a sua candidatura através de um formulário gamificado, numa experiência mais envolvente do que os usuais (e chatos) formulários.
A Inteligência Artificial torna tudo isto possível e, até, mais fácil de executar. Recorrendo às ferramentas certas, é possível criar uma experiência muito mais suave e envolvente para os potenciais candidatos de uma empresa.
Colaboradores
Além de ajudar a atrair novos talentos, a Inteligência Artificial pode ajudar a fortalecer o vínculo com os colaboradores atuais. Por exemplo, é possível criar sistemas de comunicação internos que facilitem a interação com as várias plataformas da empresa. Ou até criar mensagens personalizadas para cada colaborador, numa data especial.
Certamente já ouviu um colaborador a queixar-se de não conhecer um processo interno. Ou de ter dificuldades em submeter uma despesa nos complicados sistemas de gestão da empresa. E se esse mesmo colaborador pudesse colocar questões e submeter informações a conversar, através de linguagem natural, com um assistente inteligente?
As vantagens não seriam apenas para o colaborador, que ficaria mais satisfeito e veria as suas angústias compreendidas e respondidas pela empresa. As equipas de Gestão de Recursos Humanos também ficariam mais libertas, pelo menos, no que toca à resposta a e-mails de dúvidas.
Sim, a Inteligência Artificial também pode ser humana
Quando utilizada com moderação e objetivos específicos, a Inteligência Artificial não substitui a empatia nem as relações humanas. Pelo contrário, traz às empresas uma forma de ampliar a sua comunicação e o impacto da sua estratégia de Employer Branding.
Usar ferramentas e plataformas baseadas em IA permite-nos tornar a comunicação mais acessível, próxima e eficaz. E este é o primeiro passo para criar conexões significativas.
Não é isso que se espera de uma estratégia de Employer Branding eficaz?