Documento de adaptações curriculares não significativas

 

A inteligência artificial generativa (IAG) oferece uma ferramenta valiosa para os professores, permitindo agilizar tanto tarefas didáticas quanto burocráticas. Este documento exemplifica a utilização da IAG na preparação de adaptações curriculares não significativas para um aluno do 8.º ano de Português com síndrome de Asperger, conforme o Decreto-Lei n.º 54 de 2018.

 

Exemplo de Prompt:

Sou um professor de português do 8.º ano, em Portugal. Preciso que me ajudes a redigir um documento com adaptações curriculares não significativas para um aluno meu de Português. Ele tem síndrome de Asperger num grau acentuado. Apresenta muitas dificuldades em compreender exercícios complexos e em realizar tarefas com várias etapas. A legislação que suporta este trabalho é o decreto-lei n.º 54 de 2018, que te envio em anexo. Também te vou enviar, em anexo, as Aprendizagem Essenciais da disciplina de Português do 8.º ano. Foca-te nas ações estratégias deste documento. Preciso de definir adaptações curriculares não significativas para este aluno. Apresenta o resultado numa tabela, abordando todos os domínios da disciplina de Português. Redige em Português Europeu.

Resultado Gerado:

DomínioAprendizagens EssenciaisAções Estratégicas
OralidadeCompreender e expressar oralmente temas, ideias e opiniões. Planificar e avaliar o texto oral.
  • Utilizar recursos visuais (imagens, gráficos) para apoiar a compreensão.
  • Proporcionar mais tempo para a preparação de exposições orais.
  • Usar gravações de voz para praticar a oralidade.
LeituraLer textos variados, reconhecer a organização discursiva e interpretar textos.
  • Fornecer resumos de textos e pontos-chave.
  • Utilizar textos simplificados e materiais de apoio visual.
  • Permitir a leitura em voz alta com supervisão para verificar a compreensão.
  • Incluir atividades de leitura guiada.
Educação LiteráriaLer obras literárias, interpretar textos literários, identificar marcas formais do texto poético e dramático.
  • Selecionar obras de acordo com os interesses do aluno para aumentar a motivação.
  • Utilizar audiolivros e dramatizações para complementar a leitura.
  • Proporcionar discussões orientadas sobre as obras lidas.
  • Incluir atividades que envolvam a leitura expressiva e dramatizada dos textos literários.
EscritaElaborar textos com objetivos específicos, planificar e redigir textos coerentes e coesos.
  • Dividir tarefas de escrita em etapas menores e fornecer orientações claras para cada etapa.
  • Utilizar mapas mentais e organizadores gráficos para ajudar na planificação.
  • Permitir o uso de tecnologias de apoio na produção de texto.
  • Proporcionar feedback imediato e específico sobre os textos produzidos.
GramáticaDistinguir subclasses de palavras, empregar corretamente o modo conjuntivo e analisar relações de sentido.
  • Utilizar exercícios de gramática interativos e jogos educativos para reforçar a aprendizagem.
  • Proporcionar feedback imediato e específico sobre os exercícios de gramática.
  • Fornecer exemplos práticos e contextualizados.
  • Utilizar esquemas e tabelas para visualizar as relações gramaticais.

Considerações Finais

O algoritmo foi capaz de selecionar capacidades e conhecimentos das aprendizagens essenciais e propor ações estratégicas adaptadas, simplificando os processos cognitivos necessários. Para garantir a eficácia do algoritmo, é crucial fornecer um contexto detalhado e documentos de suporte, além de especificar o uso do português europeu.

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