A IA e a Criação de Conteúdo
A Inteligência Artificial (IA) está a tornar-se cada vez mais essencial na criação de conteúdo, transformando a forma como este é gerado, personalizado e distribuído.
O mercado de criação de conteúdo “alimentado” por IA foi avaliado em 2,10 mil milhões de dólares em 2023 e espera-se que atinja os 6,54 mil milhões de dólares em 2030, refletindo uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 17,63%.
Um dos principais impulsionadores desta expansão é o papel que a IA desempenha na melhoria do processo criativo, desde a automação de tarefas repetitivas até à geração de novas e inovadoras ideias de conteúdo, sendo perfeita para aumentar a eficiência de equipas profissionais.
Um estudo da McKinsey revelou que 65% das organizações utilizam regularmente IA generativa, especialmente em marketing, vendas e desenvolvimento de produtos, destacando a crescente influência da IA na criação de conteúdo. Para além disso, estas ferramentas estão também “à mão” de criadores independentes e permitem criar mais com menos recursos. Vamos então aprender como tem sido essa influência e quais as ferramentas a manter debaixo de olho.
A IA como parceira criativa
A IA não substitui os criadores humanos, mas sim complementa e amplia as suas capacidades, permitindo-lhes concentrar-se em aspectos mais estratégicos e criativos. Que ajuda pode então dar a AI e quais as ferramentas ideias para cada caso específico?
Para criadores independentes
Para criadores independentes, como YouTubers, streamers do Twitch, podcasters e mais, eis como a IA está a transformar o seu espaço:
- Automatização de edição de vídeo: Ferramentas como a Framedrop.ai detectam momentos chave em vídeos e criam clips automáticos permitindo aproveitar conteúdo para plataformas short-form como o TikTok, o YouTube Shorts e o Instagram Reels. Para criadores grandes e empresas é uma maneira de aumentar a eficiência e o output. Para criadores pequenos, sem acesso a editores, permite construir uma presença social – algo fulcral para o crescimento da sua audiência;
- Geração de thumbnails: Geração de imagem está mais avançada que nunca e é perfeita para esta utilização. Além disso, ferramentas de edição de imagem também começaram a integrar AI nos seus processos. O Canva Pro eleva a sua experiência base com a ajuda de IA;
- Sugestões de títulos, descrições e guiões: Títulos e descrições apelativos ajudam os criadores a alcançar uma audiência mais ampla e a aumentar a visibilidade dos seus vídeos. O Copy.ai é muito capaz em termos de geração de texto em geral. Funciona extremamente bem para gerar títulos, descrições e guiões otimizados para SEO (Search Engine Optimization);
- Alteração de voz e processamento de áudio: Ferramentas de IA permitem ajustar melhorar a qualidade geral do áudio, resultando em produções mais profissionais. A Auphonic automatiza o processamento de áudio para melhorar a qualidade, equilibrar volumes e remover também ruídos de fundo.
Para empresas
No contexto empresarial, a IA é usada para melhorar a eficácia de comunicações internas, campanhas de marketing, webinars e muito mais. Aqui estão alguns exemplos de como a IA apoia a criação de conteúdo em ambientes corporativos:
- Criação de vídeos para comunicação interna: Com o Pictory.ai, empresas podem criar automaticamente vídeos a partir de texto ou snippets de áudio, o que é ideal para a produção de b-roll e vídeos informativos. Esta ferramenta é especialmente útil para criar conteúdos menos formais e de rápida circulação, como atualizações internas e tutoriais, sem a necessidade de uma equipa de produção dedicada;
- Geração de narrações: O Murf.ai facilita a criação de narrações com vozes ideais para diferentes tipos de conteúdo. Com a possibilidade de escolher entre vários presets de voz, as empresas podem adaptar o tom da narração para alinhar com a mensagem e o público-alvo, seja num webinar educativo ou numa campanha de marketing, garantindo um conteúdo mais envolvente e profissional.
- Optimização de SEO: A presença nos motores de pesquisas é crucial para empresas e também o Copy.ai aqui vai ser extremamente útil quando usado em conjunto com uma pesquisa de keywords. Texto para landing pages, artigos de blog e social media são alguns exemplos de materiais que podem ser desenvolvidos com a ajuda de IA.
A democratização da criação de conteúdo
A criação de conteúdo nem sempre foi algo acessível. O material necessário era caro e os softwares de edição de vídeo são conhecidos pela sua complexidade.
Com o surgimento do smartphone houve um primeiro boom nesta acessibilidade. Quase de um dia para o outro toda a gente tinha uma câmara no bolso. Hoje em dia a revolução é mais pessoal – a IA torna acessível não só a parte criativa como a parte técnica. Qualquer pessoa consegue criar material com um mínimo de qualidade sem a necessidade de habilidades especializadas.
O aumento e automação de processos morosos permite também que pessoas empregadas não tenham que abdicar do seu hobby. É assim criada uma resposta às tendências de mercado e uma ampliação da diversidade de vozes online. No entanto, a facilidade de criação pode levar a um aumento de conteúdo de baixa qualidade, tornando a curadoria essencial.
O desafio será usar a IA para melhorar a qualidade, não apenas a quantidade, do conteúdo produzido.