Imagem promocional do Google I/O 2025 com a frase 'como é que a Google está a pôr a IA em todo o lado'

Google I/O 2025 - A Google quer IA e Gemini em todo o lado

Neste Google I/O 2025, a IA e o Gemini foram temas centrais. A Google apresenta o evento I/O todos os anos, no qual mostra ao público tudo o que esteve a preparar para o futuro, tendências e novidades que moldam a indústria da tecnologia, revolucionam a pesquisa e o ecossistema web como o conhecemos.

No Google I/O 2025 a empresa passou a mensagem de que quer IA e o seu assistente Gemini em todo o lado (computadores, browser, smartphones) e que estes sejam muito mais que uma ferramenta.

AI Mode será lançado nos EUA

Quanto à pesquisa, Sundar Pichai anunciou o lançamento do novo AI Mode. O AI Mode é um separador especial dentro do motor de pesquisa Google que vai usar a IA generativa para responder de forma mais completa às perguntas dos utilizadores.

Segundo o líder da empresa, o AI Mode está a chegar a todos os Estados Unidos (desde ontem) e vai incluir uma funcionalidade chamada Deep Search que, à semelhança do que ocorre nas pesquisas profundas do Perplexity e ChatGPT, vai analisar centenas de fontes em simultâneo e gerar respostas muito mais detalhadas (como se estivesse a falar com um especialista na matéria).

O Search Live, outra funcionalidade de pesquisa, irá permitir apontar a câmara do smartphone para algo e fazer perguntas relacionadas com o que está a ser visto.

Gemini mais inteligente e em todo o ecossistema

A IA generativa da Google, o Gemini, vai ser integrada em mais soluções do ecossistema Google. O que abrange tanto a G suite (Gmail, Docs, Drive) como o próprio Google Chrome. Será também inserido nativamente em smartphones Android, como forma de se precaver da oferta da concorrência (ChatGPT, Perplexity, outros).

O Gemini recebeu uma atualização importante onde consta o modo Deep Think, um processo de simulação de raciocínio multi-passos (com base em chain of thought) e que avalia várias hipóteses em segundos. Consegue lembrar-se de mais contexto (aumento da janela de contexto) e isso possibilita mais “memória” e respostas mais personalizadas ao gosto e preferencias do utilizador.

No smartphone, o Gemini Live permite interagir com a IA enquanto se partilha a imagem pela câmara ou o ecrã. Tal funcionalidade permite uma maior interação, útil para explicar problemas e tirar dúvidas em tempo real.

Imagem e vídeo – Atualizações no Google Imagen e Google Veo

Quanto aos modelos geradores de imagem e de vídeo da Google (Imagen e Veo respetivamente), os mesmos foram alvo de um upgrade.

O Imagen foi atualizado para a sua versão 4, que é capaz de gerar imagens com texto (sem erros), logótipos com aparência profissional e imagens com aparência realista (a versão 3 tinha feito progressos nesse ponto, aprimorados na versão 4). O modelo Veo foi atualizado para a sua terceira versão e agora permite criar vídeos com som e falas definidas. O realismo dos vídeos gerados também foi melhorado.

A nova app Google “Flow” agora permite juntar o melhor dos dois modelos. O utilizador apenas descreve a cena e a IA generativa cria um vídeo completo, com música incluida.

Moohan, os óculos Google com assistente virtual IA

A Google apresentou uma nova tentativa de óculos de realidade aumentada (lembram-se do falhanço do projeto Google Glass?). O novo projeto chama-se Moohan e consiste em óculos equipados com IA generativa. O Moohan permite ver informações em tempo real com a ajuda do Gemini, para que o utilizador tenha um assistente pessoal permanentemente disponível.

A Google também está a trabalhar com outras marcas, como a Samsung e a Gerntle Monster, para lançar modelos mais leves e discretos dos Moohan.

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.

Scroll to Top