Ensino e formação – Usar a IA no Ensino
Aprofunda os teus conhecimentos
Explora recursos adicionais para dominar completamente a Inteligência Artificial Generativa.
1º exemplo - Criar um questionário / teste para os alunos
Vamos usar, como referência, o seguinte prompt:
"Cria um questionário de 10 perguntas sobre as 1ª e 2ª Revoluções Industriais para alunos do ensino secundário. Inclui quatro opções de resposta por pergunta e uma breve explicação da resposta correta. O resultado deve ser em português de Portugal."

ATENÇÃO: Verifique sempre os factos!
Obter o teste aqui
2º exemplo - Criar um exercício de matemática
Vamos usar, como referência, o seguinte prompt:
"Cria um exercício de matemática para alunos do ensino secundário que envolva a interpretação de gráficos de funções quadráticas. O exercício deve fornecer a equação de uma parábola e pedir aos alunos para identificar características específicas, como o vértice, as raízes (ou zeros), e o ponto de interseção com o eixo y. Inclui uma breve explicação da solução correta e uma representação gráfica da função."


ATENÇÃO: Verifique sempre os factos!
Obter o exercício aqui
3º exemplo - Fazer o plano de formação de uma UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração)
Vamos usar, como exemplo, o seguinte prompt:
"Sou formador e tenho que criar o planeamento da formação para a UFCD 9216 – Meios de Comunicação Digital, cujos objetivos são:
– Identificar os novos meios de comunicação digital;
– Gerir uma campanha de comunicação integrada (online e offline).
Esta formação tem um total de 25h, divididas em 8 sessões.
Cada sessão tem um tema, objetivos, conteúdos, métodos / técnicas, recursos didáticos, Avaliação/Métodos, atividades a realizar e o tempo, que são 3 horas.
Os conteúdos que têm de ser abordados na formação são:
– Comunicação online:
a) Novos hábitos de comunicar;
b) Novos Meios Digitais vs Meios Tradicionais;
c) Cross-Media (Integrar diferentes meios).
– Novos hábitos online dos consumidores:
a) Processo de compra;
b) Consumidor atualizado e informado;
c) Consumidor participativo na comunicação (online) da empresa.
– Instrumentos de comunicação online:
a) Site; b) Banners; c) Pop-ups; d) CRM; e) Emails;
f) MSM – Chat de conversação; g) Foruns; h) Comércio eletrónico.
– Novas ferramentas da comunicação:
a) SMS; b) MSM; c) Marketing viral / Marketing one to one.
– Novos canais de comunicação / os media sociais:
a) O Novo paradigma da comunicação.
– Importância das redes sociais na comunicação:
a) Redes sociais horizontais e verticais.
Ajuda-me assim a criar o plano da formação, para cada uma das 8 sessões. Cria uma tabela com os elementos indicados. Escreve em português de Portugal."
– Identificar os novos meios de comunicação digital;
– Gerir uma campanha de comunicação integrada (online e offline).
Esta formação tem um total de 25h, divididas em 8 sessões.
Cada sessão tem um tema, objetivos, conteúdos, métodos / técnicas, recursos didáticos, Avaliação/Métodos, atividades a realizar e o tempo, que são 3 horas.
Os conteúdos que têm de ser abordados na formação são:
– Comunicação online:
a) Novos hábitos de comunicar;
b) Novos Meios Digitais vs Meios Tradicionais;
c) Cross-Media (Integrar diferentes meios).
– Novos hábitos online dos consumidores:
a) Processo de compra;
b) Consumidor atualizado e informado;
c) Consumidor participativo na comunicação (online) da empresa.
– Instrumentos de comunicação online:
a) Site; b) Banners; c) Pop-ups; d) CRM; e) Emails;
f) MSM – Chat de conversação; g) Foruns; h) Comércio eletrónico.
– Novas ferramentas da comunicação:
a) SMS; b) MSM; c) Marketing viral / Marketing one to one.
– Novos canais de comunicação / os media sociais:
a) O Novo paradigma da comunicação.
– Importância das redes sociais na comunicação:
a) Redes sociais horizontais e verticais.
Ajuda-me assim a criar o plano da formação, para cada uma das 8 sessões. Cria uma tabela com os elementos indicados. Escreve em português de Portugal."

ATENÇÃO: Verifique sempre os conteúdos!
Obter o plano de formação aqui