Ensino e formação – Usar a IA no Ensino

Usar IA para o Ensino

Aprofunda os teus conhecimentos

Explora recursos adicionais para dominar completamente a Inteligência Artificial Generativa.

1º exemplo - Criar um questionário / teste para os alunos

Vamos usar, como referência, o seguinte prompt:

"Cria um questionário de 10 perguntas sobre as 1ª e 2ª Revoluções Industriais para alunos do ensino secundário. Inclui quatro opções de resposta por pergunta e uma breve explicação da resposta correta. O resultado deve ser em português de Portugal."
Exemplo de questionário criado com IA sobre Revoluções Industriais
ATENÇÃO: Verifique sempre os factos!
Obter o teste aqui

2º exemplo - Criar um exercício de matemática

Vamos usar, como referência, o seguinte prompt:

"Cria um exercício de matemática para alunos do ensino secundário que envolva a interpretação de gráficos de funções quadráticas. O exercício deve fornecer a equação de uma parábola e pedir aos alunos para identificar características específicas, como o vértice, as raízes (ou zeros), e o ponto de interseção com o eixo y. Inclui uma breve explicação da solução correta e uma representação gráfica da função."
Exemplo de exercício de matemática criado com IA - parte 1
Exemplo de exercício de matemática criado com IA - parte 2
ATENÇÃO: Verifique sempre os factos!
Obter o exercício aqui

3º exemplo - Fazer o plano de formação de uma UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração)

Vamos usar, como exemplo, o seguinte prompt:

"Sou formador e tenho que criar o planeamento da formação para a UFCD 9216 – Meios de Comunicação Digital, cujos objetivos são:

– Identificar os novos meios de comunicação digital;
– Gerir uma campanha de comunicação integrada (online e offline).

Esta formação tem um total de 25h, divididas em 8 sessões.

Cada sessão tem um tema, objetivos, conteúdos, métodos / técnicas, recursos didáticos, Avaliação/Métodos, atividades a realizar e o tempo, que são 3 horas.

Os conteúdos que têm de ser abordados na formação são:

– Comunicação online:
a) Novos hábitos de comunicar;
b) Novos Meios Digitais vs Meios Tradicionais;
c) Cross-Media (Integrar diferentes meios).

– Novos hábitos online dos consumidores:
a) Processo de compra;
b) Consumidor atualizado e informado;
c) Consumidor participativo na comunicação (online) da empresa.

– Instrumentos de comunicação online:
a) Site; b) Banners; c) Pop-ups; d) CRM; e) Emails;
f) MSM – Chat de conversação; g) Foruns; h) Comércio eletrónico.

– Novas ferramentas da comunicação:
a) SMS; b) MSM; c) Marketing viral / Marketing one to one.

– Novos canais de comunicação / os media sociais:
a) O Novo paradigma da comunicação.

– Importância das redes sociais na comunicação:
a) Redes sociais horizontais e verticais.

Ajuda-me assim a criar o plano da formação, para cada uma das 8 sessões. Cria uma tabela com os elementos indicados. Escreve em português de Portugal."
Exemplo de plano de formação UFCD criado com IA
ATENÇÃO: Verifique sempre os conteúdos!
Obter o plano de formação aqui

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.

Scroll to Top