Documento de adaptações curriculares não significativas
Ricardo Cruz
Formador de professores. Especialista em IA na educação, metodologias inovadoras e desenvolvimento curricular.
A inteligência artificial generativa (IAG) oferece uma ferramenta valiosa para os professores, permitindo agilizar tanto tarefas didáticas quanto burocráticas. Este documento exemplifica a utilização da IAG na preparação de adaptações curriculares não significativas para um aluno do 8.º ano de Português com síndrome de Asperger, conforme o Decreto-Lei n.º 54 de 2018.
🎧 Recomendado para Professores e Formadores
O autor Ricardo Cruz participou no Podcast IA Hoje®, onde fala sobre como usar a Inteligência Artificial no ensino. Episódio especialmente útil para quem dá formação e leciona.
▶️ Ver episódio no YouTubeDomínio | Aprendizagens Essenciais | Ações Estratégicas |
---|---|---|
Oralidade | Compreender e expressar oralmente temas, ideias e opiniões. Planificar e avaliar o texto oral. |
|
Leitura | Ler textos variados, reconhecer a organização discursiva e interpretar textos. |
|
Educação Literária | Ler obras literárias, interpretar textos literários, identificar marcas formais do texto poético e dramático. |
|
Escrita | Elaborar textos com objetivos específicos, planificar e redigir textos coerentes e coesos. |
|
Gramática | Distinguir subclasses de palavras, empregar corretamente o modo conjuntivo e analisar relações de sentido. |
|
Considerações Finais
O algoritmo foi capaz de selecionar capacidades e conhecimentos das aprendizagens essenciais e propor ações estratégicas adaptadas, simplificando os processos cognitivos necessários. Para garantir a eficácia do algoritmo, é crucial fornecer um contexto detalhado e documentos de suporte, além de especificar o uso do português europeu.