Criação de documentos personalizados com IA Generativa e App Script
Aprofunda os teus conhecimentos
Explora recursos adicionais para dominar completamente a Inteligência Artificial Generativa.
Esta é uma aplicação que carece de conhecimentos técnicos para ser criada.
Mas não se assuste!
Tudo parece difícil até conseguirmos fazer pela primeira vez!
Caso prático
Vamos supor que tem reuniões com clientes (ou parceiros ou stakeholders) e quer, de uma forma prática, transcrever o que foi falado e gerar um documento tipo "memorando" (ou resumo) daquilo que foi discutido na reunião.
Resultado esperado
No final da sua reunião, pretende enviar um "memorando" (ou resumo) do que foi falado com a pessoa em questão, para o e-mail desta, de forma automática.
Como fazer? (exemplo de um pedido de proposta)
1ª parte - Criar o formulário
Temos de criar um formulário para registar os elementos que nos interessam captar na reunião. Pode usar formulários como o WpForms, o Google forms, entre outros.
Este formulário é um exemplo de uma reunião com uma empresa que Vendas e Marketing que enfrenta problemas de processo e quer automatizar-se no futuro.

Depois de submeter o formulário, é normalmente gerado um e-mail que vai para a sua caixa de entrada.

Agora, pretendemos criar uma automatização (programa) que perceba que foi gerado o e-mail do formulário submetido e faça a ação solicitada.
2ª parte - Criar conta e API numa plataforma de LLMs
Aqui existem diferentes opções no mercado. Para esta aplicação, escolhemos a Openrouter.ai, que é uma plataforma onde pode interagir com vários modelos de linguagem num só local.
Procedemos à criação de conta e, em seguida à criação da chave da API, que é um código único que liga qualquer ação à sua conta.

Exemplo de uma chave de API desta plataforma: sk-or-v1-************************************
Depois de termos a chave de API, é o momento de escolher o modelo:

Neste caso, optou-se pelo modelo OpenAI: GPT – 4o (2024 – 08 – 05), cuja referência para o código será openai/gpt-4o-2024-08-06.
3ª parte - Criar um modelo do documento que pretendemos gerar
Agora, temos de criar um modelo do documento que pretendemos. O documento terá de ter locais específicos onde vai colocar a informação gerada pelo código. Em informática, esses locais são identificados pelas chavetas {{ }}.
O código que vamos gerar, tem de pegar nesse modelo e executar todo o conjunto de ações que veremos mais à frente.
Para este exemplo, vamos criar um documento modelo no Google Drive, copiando a sua referência no link.
Peça ajuda ao ChatGPT no desenvolvimento do documento. Pode criar o seu documento, carregar em anexo para o ChatGPT e pedir-lhe para inserir as chavetas nos locais certos.

4ª parte - Criar o código Javascript para a automatização
Depois de termos o formulário feito, termos a nossa chave de API, o modelo escolhido e a referência no link do template (modelo) do documento, podemos então criar o prompt seguinte:
Copiamos o código gerado pelo ChatGPT (ou outro) e colamos na App Script:

5ª parte - Verificar o resultado final
Depois de termos passado pelos passos anteriores, vamos verificar que recebemos no nosso e-mail, ou no do cliente, o dito "memorando" (ou resumo).


Notas finais:
- Esta é um exemplo de uma automatização que pode ser aplicada a diferentes contextos;
- Esta aplicação requer alguns conhecimentos técnicos;
- É normal que não fique tudo como pretendemos logo à primeira. Por isso, vamos vendo o resultado e conversando com o ChatGPT para melhorar o que está errado;
- Regra de ouro: Peça uma alteração de cada vez, ao ChatGPT, e teste.