Conversa entre filósofos – mero divertimento ou intencionalidade didática relevante?

Ricardo Cruz

Formador de professores. Especialista em IA na educação, metodologias inovadoras e desenvolvimento curricular.

Aristóteles e Platão em diálogo com IA Generativa

Steve Jobs, em 1985, numa universidade em Estocolmo, na Suécia, ao apresentar o seu novíssimo e revolucionário computador Apple Macintosh, imaginava um futuro hipotético, em que as pessoas poderiam conversar com um computador, configurado como se fosse uma figura relevante da história, por exemplo Aristóteles.

Jobs, na sua digressão discursiva plena de criatividade e genialidade, não fazia a mais pequena ideia de que estava a prever a Inteligência Artificial Generativa.

Fica aqui o vídeo deste momento único, legendado (através de inteligência artificial – webapp: http://happyscribe.com/):

steve_jobs_aristoteles_chatgpt.mp4

Hoje, com a IAG (Inteligência Artificial Generativa), não só o professor pode colocar os alunos a conversar com Aristóteles, como pode colocar Aristóteles a conversar com Platão. Deixo, aqui, esta proposta didática.

Num navegador, temos uma conta com o ChatGPT. Noutro navegador, temos uma conta com o Copilot:

Aristóteles → ChatGPT
Platão → Copilot

Obviamente que esta distribuição é por mera conveniência e arbitrária. O importante é que se configurem os chatbots para assumirem um papel, neste caso o de Platão e o de Aristóteles.

Aristóteles (ChatGPT) Platão (Copilot)
1.º prompt:
Vais ser o filósofo Aristóteles [...]

1.º output:
Platão, meu caro, a ética não reside [...]

2.º prompt:
Caro Aristóteles, compreendo a tua perspetiva [...]

2.º output:
Platão, tens razão ao afirmar que a compreensão do bem [...]

1.º prompt:
Vais ser o filósofo Platão [...]

2.º prompt:
Platão, meu caro, a ética não reside [...]

1.º output:
Caro Aristóteles, compreendo a tua perspetiva [...]

3.º prompt:
Platão, tens razão ao afirmar que a compreensão do bem [...]

Qual a intencionalidade didática desta atividade? Qual o seu objetivo?

Ora, o exemplo não é o melhor, pois o currículo nacional português atual prevê a abordagem de outros filósofos [...] Aprendizagens Essenciais de Filosofia, 10.º ano

Ou seja, os alunos não ficam passivamente a observar a dança de argumentos entre os dois chatbots. [...]

Assim, na aula, os alunos estarão, ainda, a cumprir e a materializar uma das áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória – o pensamento crítico.

Aristóteles (ChatGPT) conversa com Platão:
https://chatgpt.com/share/74e9ec74-a4a7-40b3-8de4-e7d6656e8703

Platão (CoPilot) conversa com Aristóteles:
https://copilot.microsoft.com/sl/blfWBxM6P9M

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.

Scroll to Top